Importar dados no Odoo (2/4) - Contatos

Importar contatos

O video oficial da Odoo S.A. é um bom primeiro passo caso estiver descobrindo a organização dos Contatos no Odoo :

{% embed url=”https://youtu.be/BDcVuozHrOg” %}

O único campo obrigatório para a criação de um Contato é o Nome, por isso é teoricamente possível importar um arquivo com apenas uma lista de nomes e criar facilmente centenas de Contatos.

Porém, vários outros tipos de objetos Odoo apontam em direção a objetos do tipo Contato. Por isso, como indicado na introdução, é necessário importar primeiramente todos esses objetos antes de finalmente importar os Contatos indicando o External ID de cada objeto com qual cada Contato estará relacionado.

Importações anteriores aos Contatos

Segue a lista exaustiva dos objetos Odoo a serem importados antes da importação dos Contatos, indicando cada vez a onde encontrar esse objeto na interface de Odoo.

{% hint style=”info” %} Como indicado na introdução, não esquecer de escolher/escrever o External ID de cada objeto importado para controlar e conhecer o nome desses External ID antes de reutilizá-los no arquivo Excel de importação dos Contatos. {% endhint %}

Tratamento para o contato (ou “Título”)

Para indicar se um Contato será chamado de Senhor, Senhora ou Doutor, é necessário preencher o campo “Título” do Contato, selecionando o Título desejado dentro de uma lista de objetos do Odoo existentes.

Para importar esses objetos do tipo Título, ir no menu Contatos > Configuração > Tratamento para o contato.

Marcadores de Contato (ou “Tags do Contato”, ou “Categoria de Contato”)

Seguir as etapas que vimos na introdução para realizar a importação de Marcadores.

Lista de preços

Uma “Lista de preço” é o nome do objeto Odoo enganosamente escolhido para diferenciar vários “Grupos de clientes” e vender um produto a preços diferentes para cada grupo. Confira o nosso tutorial sobre as “Listas de preço”.

É possível definir ou encontrar a “Lista de preços” clicando embaixo da opção “Múltiplos Preços de Venda por Produto” nas Configurações do aplicativo de Vendas :

Posições Fiscais

Uma Posição Fiscal é uma tabela que faz a relação entre uma taxa e uma outra taxa. Veja o nosso tutorial sobre as Posições Fiscais.

É possível definir ou encontrar a lista das Posições fiscais no menu Faturamento > Configuração :

Contas de Recebimento e de Pagamento

Uma Conta de Recebimento (respectivamente de Pagamento) corresponde à Conta do Plano de Contas da Contabilidade da sua empresa usada para registrar um recebimento (resp. pagamento) de dinheiro desse Contato :

{% hint style=”info” %} Esses campos de “Lançamentos Contábeis” aparecem na aba “Faturamento” dos Contatos são visíveis apenas se a opção “Mostrar Todas as Funcionalidades de Contabilidade” for selecionada na lista das permissões de acesso do seu usuário.

Essa lista se modifica no cadastro do próprio usuário no menu Configurações > Utilizadores e Empresas > Usuários, com o modo “desenvolvedor” ativado. {% endhint %}

Geralmente as empresas usam as mesmas Contas de Recebimento e de Pagamento para todos os clientes e essas Contas estão dadas automaticamente para todos os novos clientes (criados manualmente ou durante uma importação).

Isso quer dizer que você não precisa fazer nada (nem precisa mencionar as colunas desses campos no arquivo Excel de importação) caso você quiser usar essas Contas padrões para os seus contatos. A única coisa é pensar em instalar o módulo Odoo correspondente ao Plano de Contas desejado antes de importar os Contatos.

Por exemplo, para usar um Plano de Contas padrão para empresas do Simples Nacional, instalar o módulo da OCA l10n_br_simple.

Caso você queira indicar uma Conta de Recebimento ou Pagamento especial para um Contato particular, é só preencher a coluna property_account_receivable_id/id ou property_account_payable_id/id do arquivo Excel de importação dos Contatos com o valor do External ID da Conta desejada, encontrada no menu Faturamento > Configurações > Plano de Contas :

Condições de Pagamento

Menu Faturamento > Configuração > Condições de Pagamento :

Modos de Pagamento

Um Modo de Pagamento é um tipo de objeto Odoo adicionado às Faturas pelo módulo OCA account_payment_mode que permite informar “como” são realizados os pagamentos (de um cliente ou para um fornecedor).

Junto com o módulo account_payment_partner ele permite associar cada Contato a um “Modo de Pagamento do Cliente” e/ou “Modo de Pagamento do Fornecedor”, que permite preencher esse campo “Modo de Pagamento” das Faturas associadas ao Contato automaticamente, além de poder realizar ações grupadas em todas as faturas com o mesmo Modo de Pagamento.

Confira o nosso tutorial sobre os Modos de Pagamento.

Para acessar ao External ID dos Modos de Pagamento é necessário primeiro instalar os dois módulos account_payment_mode e account_payment_partner e depois acessar ao menu Faturamento > Configuração > Payment Modes :

Bancos

Entendemos que um Contato vai estar ligado a um Banco e uma Conta Bancária vai estar ligada a ambos um Banco e um Contato. Por isso é preciso importar nesta ordem :

  1. Os Bancos
  2. Os Contatos
  3. As Contas Bancárias

Menu Contatos > Configuração > Bancos :

Importação dos contatos

Como explicamos na introdução, é importante realizar primeiro a importação dos Contatos “pai” (como uma empresa) e depois os Contatos “filho” (como os membros de uma empresa) ligados aos Contatos “pai” pelo External ID desses.

{% hint style=”info” %} A relação pai/filho mais frequente nos objetos ‘Contatos’ é entre uma empresa ‘pai’ e um empregado ‘filho’. Mas é bom anotar que os endereços (como o endereço para envio ou o endereço de cobrança) são também registrados como objetos ‘Contato’ no banco de dado do Odoo.

Então para importar endereços específicos de um contato é preciso primeiro importar o contato ‘pai’ e depois importar o endereço ‘filho’ desse contato (veja o campo “type” do arquivo Excel de importação) {% endhint %}

Segue uma lista dos campos interessantes para uma importação de Contatos com todas as relações possíveis com os outros objetos Odoo :

Título da coluna do arquivo .xls Conteúdo
id

External ID dado ao contato importado.

Se deixar vazio o Odoo criará um automaticamente.

É importante preencher manualmente esse campo para os contatos 'pai'. O External ID definido nesse momento será usado num segundo momento durante a importação dos contatos 'filhos'.

name Nome usual do Contato
legal_name Razão Social do Contato se for uma empresa, Nome completo do Contato se for uma pessoa física
title/id External ID do tratamento do contato (Título do contato)
is_company Campo Booleano : '1' se for uma empresa, '0' se não for
customer Campo Booleano : '1' se for um cliente, '0' se não for
supplier Campo Booleano : '1' se for um fornecedor, '0' se não for
active Campo Booleano : '1' se for um contato ativo, '0' se não for
type

Escolher entre :

  • "Contato"
  • "Endereço de Cobrança"
  • "Endereço para envio:" (com o ":" no final)
  • "Endereço privado"
  • "Outro endereço"

Uma pessoa física ou uma empresa será sempre com 'type' igual a "Contato". As outras opções são para registrar vários tipos de endereços de um contato. Pensar em primeiro importar esse contato 'pai' (com 'type' igual a "Contato") antes de importar os endereços 'filhos' (com o valor de 'type' escolhido)

parent_id/id External ID do contato 'pai' do contato importado
country_id/id

External ID do país do contato. Por exemplo "base.br" para o Brasil ou "base.us" para os Estados Unidos.

Para acessar à lista completa de todos os External ID dos países registrados no banco de dado do Odoo, ir na página dos objetos do tipo "País" pelo menu Contatos > Configuração > Países, e exportar os países desejados com o seu respectivo nomes e External ID.

state_id/id

External ID do estado do contato. Por exemplo "base.state_br_rj" para o Rio de Janeiro ou "base.state_br_sp" para São Paulo.

Para acessar à lista completa de todos os External ID dos estados registrados no banco de dado do Odoo, ir na página dos objetos do tipo "Estado" pelo menu Contatos > Configuração > Estados, e exportar os estados desejados com os seus respectivos nomes e External ID.

lang

Código de País/Língua do idioma do contato. "pt_BR" se for português do brasil, "en_US" se for inglês americano.

Para acessar à lista completa de todos os Código de País/Língua dos idiomas registrados no banco de dado do Odoo, ir na página dos objetos do tipo "Idioma" pelo menu Configurações > Traduções > Idiomas, e exportar os idiomas desejados com os seus respectivos nomes e Código de País/Língua.

Esse Código de País/Língua não é para ser confundido com o Código ISO ou o External ID do idioma !

category_id/id External ID dos Marcadores do Contato.

Para dar vários Marcadores ao mesmo contato, informar todos os External ID desejados separados por uma coma "," sem espaço.
property_product_pricelist/id External ID da "Lista de preço" do Contato.
property_account_position_id/id External ID da "Posição Fiscal" do Contato.
property_account_receivable_id/id

External ID da "Conta de Recebimento" do Contato.

Pensar em importar o Plano de Contas antes da importação dos contatos e importar essa coluna apenas se não usar a Conta de Recebimento padrão.

property_account_payable_id/id

External ID da "Conta de Pagamento" do Contato.

Da mesma maneira, pensar em importar o Plano de Contas antes da importação dos contatos e importar essa coluna apenas se não usar a Conta de Pagamento padrão.

property_payment_term_id/id External ID da "Condição de Pagamento" do Contato se ele for "cliente".
property_supplier_payment_term_id/id External ID da "Condição de Pagamento" do Contato se ele for "fornecedor".
customer_payment_mode_id/id External ID do "Modo de pagamento" do Contato se ele for "cliente".
supplier_payment_mode_id/id External ID do "Modo de pagamento" do Contato se ele for "fornecedor".
bank_ids/id

External ID do Banco do Contato.

Se ele tiver vários Bancos, mencionar os External IDs de cada Banco separado por uma vírgula, sem espaço.

## Importação posteriores aos contatos

É necessário importar depois dos Contatos todos os objetos que precisam estar ligados a um Contato, como por exemplo as Contas Bancárias :

Contas Bancárias

No menu Contatos > Configuração > Contas Bancárias :

###

Lumière sur l'auteur

Associate
Clément Mombereau
Associate - Brazil
Odoo developer
Clément is French engineer living in Brazil since 2012. He joined the Akretion team from Rio de Janeiro in 2018.

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação